Scalabrini

História da Congregação

Tudo começou em 1895, quando o padre José Marchetti, depois de ter realizado duas viagens como capelão-de-bordo num navio de imigrantes, viu de perto a verdadeira degradação humana. Ali, ele conviveu com pessoas exploradas - aviltadas pelos seus direitos - famílias inteiras que se aventuravam a imigrar para a América sem nenhuma assistência, tanto a bordo como quando aqui chegavam e se desestruturavam totalmente, incluindo crianças que ficavam órfãs de seus pais. Essa imigração coincidia , portanto, com o fim da escravidão dos negros e o imigrante italiano veio substituir a mão-de-obra escrava.

Sensibilizado com essa dura realidade, Padre José Marchetti retorna à Itália e torna-se Missionário Scalabriniano e, de volta ao Brasil, traz consigo sua irmã Assunta, sua mãe e mais três missionárias. Eles fazem todo um trabalho de apoio e orientação ao imigrantes, que vai desde, a evangelização até o amparo as crianças órfãs e abandonadas.

Um trabalho que Padre Marchetti desenvolvia entre o orfanato do Ipiranga, vila Prudente e as fazendas, levando aos imigrantes o seu apoio, solidariedade e o conforto da fé.

Em tão pouco tempo realiza um grande trabalho. Sua vida foi como um relâmpago. Faleceu aos 27 anos de idade. Com sua morte, Irmã Assunta assume a direção do orfanato, dando continuidade ao maravilhoso trabalho de seu irmão.